Liberdade de Criar
Desde 1976, a Nascente – Cooperativa de Ação Cultural tem sido um pilar da vida cultural de Espinho. Com um espírito dinâmico e participativo, a Cooperativa promove diversas iniciativas para diferentes faixas etárias e públicos, em áreas como teatro, cinema, dança, música, literatura, artes visuais, ambiente, entre outras.
A Nascente alberga projetos como o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação, o jornal semanário Maré Viva, o Teatro Popular de Espinho, o Animartes, a Oficina de Cerâmica, e ainda, a secção do Ambiente.
Mais do que um espaço cultural, com quase cinco décadas de história, a Cooperativa é um espaço de criação, encontro, partilha e aprendizagem, onde incentiva a criatividade, a participação cívica e o convívio, pensamento crítico e expressão artística da comunidade.
O papel social também é importante na sua missão. Através das aulas, oficinas, eventos culturais e parcerias locais, fomenta relações mais humanas e próximas entre pessoas e instituições, sinergias e troca de conhecimentos e ajuda a contruir uma sociedade mais conectada e inspirada.
O reconhecimento do seu impacto levou à sua distinção como instituição de utilidade pública, desde 1989, e, em 2016, foi homenageada pelo Município de Espinho. Hoje, com mais de 700 associados, continua a crescer e a reinventar-se, mas mantendo se fiel ao seu propósito de valorizar a cultura, como ferramenta de desenvolvimento humano e social.